1.12.05

A confusão nos sintomas

A segunda das perguntas que mais ouvi quando as pessoas tomavam conhecimento do que havia acontecido foi: -mas ele não sentia nada? A resposta é: talvez.

Nos últimos meses (cinco ou seis) meu pai estava dormindo muito mal, três ou quatro horas por noite somente. No mês imediatamente anterior, ele relatou sentir dores na nuca e no olho direito. E uma semana antes do dia fatal do diagnóstico, eu havia conversado com ele tentando convencê-lo a ir a um médico, pois estava achando-o deprimido, um pouco fraco e trêmulo nas mãos. Ele negou tudo e disse que se sentia perfeitamente normal.

Olhando agora fica fácil perceber que o quadro era indicativo de problemas, mas uma seqüência de de eventos e coincidências nos confundiu profundamente.

A dor no olho direito (o lado do tumor) foi considerada uma possível seqüela de uma recente cirurgia de catarata. A aparente fraqueza e depressão, o tremor nas mãos e as dores na nuca nos pareciam ser resultado de um quadro depressivo maior que correlacionávamos à crônica dificuldade de dormir. Mas esta dificuldade de dormir não era algo atípico e que sinalizava problemas? Infelizmente, para isto também havia uma explicação razoável. No ano passado, minha irmã foi à falência. Antes disso, ela se endividou, consumiu as reservas financeiras de meu pai e ainda conseguiu endividá-lo também. Desde então, meu pai vivia uma situação que nunca havia vivido antes, estava sem dinheiro, endividado com bancos e pessoas e, talvez o mais chocante tudo, em abril, teve quatro cheques sem fundos protestados, tornando pública a sua situação.

Faço questão de destacar que esta situação era uma única e nunca vivida por meu pai, uma pessoa que sempre trabalhou, honrou seus compromissos, pagou suas contas em dia, nunca havia dado um cheque sem fundos e nunca havia ficado tão sem dinheiro.

Talvez, o pior de tudo seja o fato de que eu havia avisado claramente que procedendo como eles (minha irmã e meu pai) estavam procedendo a ruína seria inevitável. Meu pai, que é muito orgulhoso, escondeu a gravidade da situação de mim e dos demais familiares até que ela fosse insustentável.

A partir do "estouro", meu pai passou a viver os piores momentos de sua vida e a insônia surgiu e, neste contexto, nós nunca a relacionamos à possibilidade de uma causa orgânica.

Sintetizando: havia sintomas que, em uma situação normal, poderiam levar a suspeita de uma doença, mas que, dado às circunstâncias, confundiram o raciocínio de todos, inclusive o da vítima maior.

8 Comments:

At 01:46, Anonymous Anônimo said...

mas como resolveram investigar o problema? que outros sintomas além de dores na nuca, tremor e depressão ele teve para chegar ao ponto de investigar?

 
At 14:34, Anonymous Anônimo said...

dores de cabeça fortes,tontura,cansaço,sonolencia e manchas no corpo é final de cancer cereblal?
meu e mail é:rafaela.limabastos@hotmail.com
por favor me mande um reposta.
to muito preucupada com esse assunto,e com medo de ir ao medico.
Rafaela lima

 
At 02:13, Anonymous Anônimo said...

oi pessoal lendo os sintomas de cancer cerebral do seu pai, o do meu pai tmb foi meio parecido,ele estava com frio nos pes e nas maos sentia tmb dormencia nas mesmas,mas ele ia em um "medico da familia"e estava tratando ele como si ele estivesse com intoxicação nos nervos nos 3 anos,dai ele comentou com um outro medico o da osteoporose(que no caso era minha mãe k estava consultando)e ele disse os sintomas assim como não ker nada,e ele disse k era melhor tirar uma RESSONANCIA MAGNETICA,dai por esse exame constatou o pior,era cancer fez biopsia e constatou o pior cancer o glioblastoma tumoral maligno.Por isso eu informo a todos que façam uma ressonancia magnetica para verificar a existencia de algum cancer tumoral,so este exame pode verificar sem sombra de duvida qualquer possibilidade de cancer...

 
At 18:45, Anonymous Anônimo said...

oi,meu nome é Ana,e um pouco
sobre a historia.Tenho 15 anos, e recentemente, estou com fortes dores na cabeça, até nasceram alguns pequenos 'caroços' na minha nuca e perda de memoria também.Não consigo mais me lembrar de coisas que eu faço todos os dias .. Até meus amigos brincam comigo. Eu ainda não contei sobre isso para meus pais e ainda não sei se isso pode ser levado a sério :/ deveria contar a eles? Ou isso são só sintomas comuns?

 
At 22:12, Anonymous Anônimo said...

Ana. Não sejas inprudente com tua saúde. É claro que deves contar a teus pais e procurar um médico para esclarecer o motivo desses sitômas. Pode não ser nada grave, mas, se for, quanto antes forem tomadas as providências necessárias melhor. Nunca se deve deixar evoluir um quadro suspeito de qualquer tipo. Saúde e sucesso. Shirley

 
At 22:17, Anonymous Anônimo said...

Estou investigando uma "massa estranha" no cérebro. Espero estar em tempo de tratar devidamente. Os sintômas foram: fortes dores de cabeça, localizadas mais na nuca, muito frio nas mãos e pés, tonturas, e inicio de perda de memória , além de dormir mal e uma ~grande vontade de chorar por qualquer motivo.Sempre triste e mal humorada. Espero auxiliar ,de alguma forma. Para a próxima semana terei certeza do tipo adequado dessa "massa". O medico me pediu para não denominar "tumor", pois ainda não está comprovado q. seja carcinoma.Shirley

 
At 20:54, Anonymous Anônimo said...

ha uns 5 anos atraz o meu avo começou a ter uma especie de "ataques"... pequenos episodios em que ele sentia um cheiro insuportavel que mais ninguem sentia e tambem fortes dores de cabeça... ha tres anos e coma ajuda de um otorrino (ja que ele apenas sentia "cheiros" que foram associados a problemas nasais) foi-lhe detectado um astrocitoma anaplasico - tumor cerebral. infelizmente prolongon-se um final de vida terrivel para ele, e uns anos extremamente dificeis para a familia. como podem ver os sintomas podem ser os mais variados... nao deixem de forma alguma de consultar um medico se sentirem algo fora do comum por muito insignificante que pareça.

 
At 21:40, Blogger Unknown said...

ola....
Chamo me Viviane e nos ultimos meses ando muito preocupada. Comecei por sentir umas pontadas na nuca, agora nos ultimos dias essas pontadas vinham junto de quebra de visao e perdia as forças por uns segundos, ando muito preocupada por ter um historial enorme na familia de cancer. E neste momento nao ando com tempo para ir ao medico. Acha que a alguma problabilidade?

 

Postar um comentário

<< Home

Health 
Blog Top Sites Blog Directory