24.4.06

Codinome Miguel Francisco

Quando comecei este blog assumi o codinome “curandeiro”, porque era mais ou menos como eu me sentia frente a tarefa que deveria realizar. Depois, por achar que curandeiro poderia apresentar uma conotação negativa para os leitores e possíveis colaboradores, passei a assinar os posts com minhas iniciais. De agora em diante usarei o nome Miguel Francisco, em lembrança alusão, reverência e homenagem a São Miguel Arcanjo e São Francisco de Assis.

Invocação a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos neste combate;
sede nosso auxílio contra as maldades e ciladas do demônio.
Instante e humildemente vos pedimos que Deus sobre ele impere,
e vós, Príncipe da milícia celeste,
com esse poder divino,
precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo mundo para a perdição das almas. Amém.

Oração da Paz de São Francisco de Assis
Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Marcadores: , ,

9 Comments:

At 18:17, Anonymous Anônimo said...

Caro E.M.G. (Miguel Francisco),
(Fico muito agradecido pelo seu trabalho do seu Blog. Pessoas assim, fazem este mundo parecer de outra galáxia).
À minha sogra (a Romaninha de 81 anos, 1,45m e 57Kg) foi-lhe diagnosticado no serviço de urgência do H.Sta.Mª. (Lisboa)
em 4/12 um GBM, através de TAC. No relatório, diz que tem 5 cm de eixo maior e que falta fazer um estudo complementar
por RMNCE, (julgo estar assim escrito. Letra de médico às vezes é difícil de ler, mas penso que queira dizer Ressonância
Magnética). Ela é uma pessoa muito activa e até parece ter -10 anos, mas de repente (1 semana antes) começou a ter dificuldade
em vestir-se (trocar o direito c/ o avesso e quando foi p/ o hospital, tinha bastante dificuldade motora (pensámos se seria um AVC).
O neurologista que a examinou disse que não há possibilidade de se fazer cirurgia para extrair o tumor visto estar em zona
profunda e que poderá ser pior, pois até pode provocar-lhe a morte ou incapacitá-la para sempre. Então, receitou-lhe o medicamento
Medrol (c/ cortisona) que iria ajudá-la substancialmente durante mais algum tempo (talvez apenas alguns meses). De facto, agora
(1 semana depois) está bastante melhor.
Visto, a operação estar posta de parte, gostava que me aconselhasse o que se poderá fazer para prolongar o mais possível a sua
vida. A radiocirurgia não poderá ser uma alternativa ? tomando também o medicamento que o seu pai toma ? etc..

 
At 02:17, Blogger Miguel Francisco said...

A quem disse: “ Caro E.M.G”

O tumor de sua sogra tem uma dimensão bastante avantajada. De fato, não basta uma Tomografia para precisar o diagnóstico por imagem e a operabilidade do tumor. É necessário também uma ressonância.

Quanto ao neurologista dizer que é inoperável, isto é uma coisa a ser bem questionada. No nosso caso também chegaram a dizer isto. Como cirurgia neurológica é algo que depende muito da habilidade pessoal do cirurgião e dos equipamentos disponíveis, acho que convém ouvir outras opiniões. Será que não é possível nem reduzir a massa tumoral para que ela possa ser submetida aos tratamentos subseqüentes? É difícil acreditar que seja assim.

Se medrol é o único medicamento prescrito para ela, fica claro para mim que seu médico apenas quer retardar a morte. A melhorar provocada por ele, possivelmente, é uma decorrência da diminuição do edema cerebral.

Tenho poucas informações sobre radiocirurgia, mas em um tumor deste tamanho suponho que ela seria ineficaz.

Meus conselhos:
1-Ouça a opinião de mais médicos;
2-Se, de fato, for confirmado o prognóstico e a inoperabilidade, podemos traduzir esta situação como a admissão da incapacidade médica para tratar o caso. Assim, sinta-se completamente livre para tomar atitudes racionais, scolhendo terapias complementares ou alternativas que possam ser úteis. Foi exatamente isto que eu fiz. Sugiro começar lendo tudo o que há no blog. Possivelmente vai sugerir alguns caminhos para vocês.

Um abraço e força!

Miguel

 
At 19:39, Anonymous Anônimo said...

Caro E.M.G.,
Sou o genro da Romaninha. Muito obrigado pela sua opinião (igual à minha).

Um abração e continuação de boa recuperação do seu pai!

 
At 19:47, Blogger sandra coelho said...

Caro Miguel Francisco...
obrigado por seu blog, minha mãe foi diagnosticada com gliobastoma, já passou por cirurgia e agora começará com a radioterapia... procuro por tudo que possa nos ajudar, mas confesso as vezes me sinto muito fraca...
que Deus te abençoe...

 
At 17:21, Anonymous Anônimo said...

Caro Miguel,

Me chamo Cristina e tenho um irmão de 62 anos, advogado, evangelico e pai de 10 filhos. Em Novembro de 2005 ele teve um AVC e em Novembro de 2006 foi submetido a uma cirurgia neurologica onde foi detectado um Tumor Cerebral- Glioblastoma Multiforme - de grau quatro.Foi retirado apenas em parte pois segundo o medico poderia ter sequelas posteriores.Ele atualmente esta tomando as seguintes medicações:Hidantal 100 mg, Aloe Vera, Losartana Potássica, Bensilato de Anlodipino, chá de graviola( que toma como água)e Clorifila tres vezes ao dia. Ele é uma pessoa muito dinâmica, ainda está trabalhando com a ajuda de um colega( pois ele ficou com afazia desde o AVC)tem aulas com a Fonoaudiologa e apesar das dificuldades procura manter sua rotina de afazeres diarios. Irá começar o tratamento de Radioterapia e Quimioterapia associado a TEMODAL este mês.Porém estamos com muita dificuldade em comprar a medicação por ser de um valor muito alto.Segunda ele irá a um Oncologista no Hospital Napoleão Laureano para começar o tratamento.Estamos pedindo a Deus que nos mostre uma providencia para que a gente consiga de alguma forma a medicação.É muito importante este trabalho que você faz, ajuda muitas pessoas , nos orienta nas duvidas. Caso surja alguma novidade de tratamento ou medicação sobre essa doença, peço que me envie um e-mail para csf_adm@yahoo.com.br.Toda a familia agradece.
Fica com Deus.
Cristina Freire

 
At 01:00, Blogger Miguel Francisco said...

Olá Sandra Coelho

Saiba que você não está sozinha em seu sentimento de fraqueza. Eu muitas vezes me senti da mesma forma. Apesar disso, temos o dever que não pode ser negligenciado. Sei que você encontrará as forças de que necessita.

Tenha fé na sua capacidade de enfrentar a situação da melhor forma possível.

Um Abraço

 
At 15:50, Blogger Miguel Francisco said...

Olá Cristina Freire

Obrigado por participar do blog. Não tenho conhecimento da utilidade real de alguns dos medicamentos que seu irmão está usando. Peço que você dê uma boa olhada no blog e analise as coisas que nos usamos com meu pai.
Sobre o Temodal, há vários precedentes estabelecidos na justiça. Também há no blog um ou dois artigos sobre o tema. Sendo seu irmão advogado, acredito que vocês não terão dificuldade para obtê-lo.
Quanto lhe informar por e-mail sobre algum novo medicamento que eventualmente apareça é algo que estou incapacitado de fazer. Na realidade, já tem sido um pouco difícil responder a todas as perguntas que são apresentadas aqui mesmo no blog. Sempre que há algo de novo eu procuro colar aqui. Então, por favor, periodicamente dê uma olhadinha.

Um Abraço e Boa Sorte.

 
At 13:17, Blogger cheila said...

Olá Miguel vc deve ser em anjo estou muito feliz de ter encontrado este blog.
meu none e cleia tenho 1 filha. a vida,que teve glioblastoma em 2002, mais hoje o meu bebe esta ótimo.desejos para todos a mesma força que deus me deu.
Um grande abraço.

 
At 21:05, Blogger R.F. said...

Olá Miguel,

Te parabenizo pelo seu blog e, principalmente, pelo seu carinho e dedicação em relação ao seu pai.

Após crise de cefaléia não associada a qualquer déficit neurológico, meu pai teve diagnosticado uma extensa lesão tumoral em lobo occiptal esquerdo, a qual foi amplamente ressecada (macroscopicamente, mais de 90 %)em 24/07/07. Amanhã será a última sessão de radioterapia com técnica 3D realizada aqui em BH pelo Dr. E.T. que também trabalha na Beneficência Portuguesa. Ele é um médico extremamente educado e tem um carinho muito grande pelo meu pai. Iríamos à SP para fazer radiocirurgia estereotáxica, mas não será necessário nesse momento porque, graças a Deus, a resposta do meu pai à radioterapia foi maravilhosa não sobrando qualquer foco para ser irradiado. Fará nova RNM com difusão em 1 mês para nova avaliação.
Utilizou dose concomitante de Temodal 75 mg/Kg/dia durante toda a radio e vários medicamentos como Omega-3; selênio; licopeno; pantoprazol; dexametasona; gardenal; BCAA Vit – Para ajudar a repor a massa muscular perdida pelo corticóide; Centrum; Isoflavine; alfacalcinol - Iniciei recentemente, comprei pelo site www.mastersmarketing.com. Comprei melatonina pelo site acima, mas ainda não chegou e por isso não iniciei.

Vale ressaltar, que há conflito na literatura, mas optei por usar as drogas acima na fase radio + temodal e não vou usar nos 5 dias de quimio e nem nos 2 dias antes e 2 dias após a quimio com Temodal.

Acredito, com base nos artigos que li e na minha intuição que ele ajuda na radio, mas pode interferir um pouco no mecanismo de ação do Temodal.)

Recentemente, tivemos um probleminha com o oncologista e, por isso, gostaria de lhe pedir que, se for possível, me informe os nomes dos médicos com os quais o seu pai faz tratamento.

Desejo ao seu pai muito sucesso no tratamento dele. Manter o otimismo e o espírito familiar de luta e alegria são fatores importantíssimos para fortalecer o sistema imunológico. Sabemos que esse é extremamente importante nesse tipo de patologia.

Muito obrigado pela oportunidade e à disposição. Um grande abraço.

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Health 
Blog Top Sites Blog Directory