4.12.05

Como encontrar boas informações sobre doenças e tratamentos na Internet

Desde o momento do diagnóstico até agora, passei inúmeras horas pesquisando na Internet sobre tumores cerebrais e suas alternativas terapêuticas. Existem sites muito bons e outros muito ruins ou simplesmente comerciais, que não pretendem ajudar o usuário mas sim vender algum produto.
.
Um grande problema é que os melhores sites, na maioria das vezes, são escritos em inglês, o que dificulta a utilização pela maioria dos brasileiros. Para contornar esse problema é possível usar alguns serviços de tradução que existem na Internet. Mais abaixo eu mencionarei alguns desses serviços.
.
Começando pelo óbvio:
  • Sempre dá bastante trabalho;
  • Algumas coisas são difíceis de encontrar, então pesquise, pesquise e...... pesquise;
  • Há muita informação de boa qualidade, mas é preciso bom senso e cautela para diferenciar o joio do trigo, principalmente quando o assunto é saúde.

Vamos às boas dicas:

Buscadores Especializados
Existem engenhos de pesquisa ou sites de buscas especializados em ciência e saúde. Eles são similares a sites como o Google e o Yahoo, só que restringem os resultados a respostas ligadas às questões de saúde ou de pesquisa científica. A maioria é em inglês, mas em português existem duas opções aceitáveis. São eles:

Em inglês:

  • PubMed - Este site do governo americano é o melhor para se encontrar informações sobre pesquisas científicas ligadas à medicina. Para se ter uma idéia, uma busca feita com a palavra "glioblastoma" apresenta como resultado 11173 artigos, relatórios ou resumos de pesquisas científicas.

Em Português:


Os melhores sites (na minha opinião)

Em Português:


Em inglês:


O melhor de todos os sites:

Brain Tumor Trial And Treatments - Este site é patrocinado pela Fundação Musella para divulgação, pesquisa e informação sobre experiências clínicas e tratamentos direcionados a tumores cerebrais. Tem sido de grande utilidade para nós. O guia para pessoas recentemente diagnosticadas é muito bom e, entre muitas outras informações importantes, a página Brain Tumor Survivors Stories, onde é possível encontrar as histórias de muitos sobreviventes de tumores cerebrais, oferece especial alento. Não deixe de visitar!

Usando o Google de maneira mais eficaz.
Muitas pessoas têm dificuldade de encontrar o que procuram na Internet por que não sabem utilizar corretamente os mecanismos de busca. Se você é uma dessas pessoas vale a pena estudar um pouco a página de Ajuda de Pesquisa do Google. Duas dicas acho que são bastante importantes. São elas:

  • Excluindo Palavras: Muitas vezes, nos resultados oferecidos pelo Google aparecem com páginas sobre um assunto similar, mas que não é aquele que estamos buscando. Para excluir esse tipo de página dos resultados basta pegar uma palavra que se repete com freqüência nelas e incluir nos termos a serem pesquisados como sinal de menos (-) na frente. Fazendo isso, os resultados só conterão páginas que não tenham aquela palavra que você deseja excluir.
  • Pesquisas por Frases: Com Google, você pode pesquisar frases pela adição de aspas no início e fim da frase ("deste jeito"). Fazendo assim, os resultados só incluirão os documentos que contenham exatamente a frase pesquisada. Isso é importante porque, por exemplo, pesquisar tumor cerebral é bem diferente de pesquisar "tumor cerebral". No primeiro caso os resultados incluirão qualquer página que contenham a palavra tumor e a palavra cerebral. No segundo caso, haverá nos resultado somente documentos que contenham exatamente a frase "tumor cerebral".
  • Junte as coisas: Você pode excluir uma ou mais palavras e pesquisar frases simultaneamente. Usando a pesquisa por frase e a exclusão de palavras você aumentará muito a qualidade dos resultados fornecidos pelo Google.


Para quem tem problemas com outras línguas.
Existem diversos serviços gratuitos de tradução disponíveis na Internet. Existem também softwares especializados em fazer traduções, mas, em geral, são pagos. Na realidade, nenhuma das duas coisas funciona perfeitamente. Apesar disso, com um pouco de esforço, é possível compreender páginas escritas em outros idiomas.
Na maioria dos serviços de tradução disponíveis na Internet, você deverá copiar um texto de colá-lo em uma janela, depois deverá escolher de qual para qual idioma a tradução deve ser feita, clicando em seguida em um botão para que a tradução seja feita.

Abaixo, quatro serviços gratuitos:

.

2 Comments:

At 08:43, Blogger Carol Escobar said...

OLá Miguel,
Eu tenho uma irmã com Glioblastoma e tb sou uma leitora de tudo que encontro sobre a doença. Qual é seu email direto ou telefone.
Grata
Carolina Escobar
11-9198-3130

 
At 03:16, Anonymous Cunha said...

Só há um comentário: MARAVILHOSO. Trabalho excelente. Conheci seu blog, pesquisando na internet sobre tumores cerebrais. Minha filha tem um: oligodendoglioma

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

Health 
Blog Top Sites Blog Directory