2.6.06

Tumores 'podem sabotar sistema imunológico'

Da BBC

Tumor
Estudo diz que proteína pode inverter papel de células de defesa
Cientistas americanos descobriram que tumores podem manipular o sistema imunológico para que ele deixe de atacar células cancerosas.

A conclusão é de um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, da cidade americana de Seattle, publicado na revista Nature Immunology.

A pesquisa mostrou que o câncer em seus estágios finais produz uma proteína que em vez de auxiliar na mobilização do sistema imunológico inibe as tentativas do sistema imunológico de atacar tumores cancerígenos.

Tumores costumam produzir diversas proteínas anormais. Algumas fazem com que o câncer se desenvolva rapidamente, outras causam a neutralização do sistema imunológico.

'Advertência'

Em alguns casos, tumores geram "sinais de advertência" capazes de alertar o sistema imunológico e incitar a sua ação. Isso pode ocasionar situações de recuperações de pacientes com câncer julgadas "milagrosas".

Mas a equipe de pesquisadores descobriu que há uma proteína presente em tumores que tem um efeito negativo quando produzida em excesso. Nessas condições, a proteína é capaz de estimular células do sistema imunológico a se tornarem "sabotadores".

Em vez de ativar outros tipos de células imunológicas, elas passam a anular as células de defesa.

Os autores da pesquisa estudaram tumores e amostras de sangue de 26 pacientes portadores de câncer de seio, pulmão, ovário, cólon e de pele.

Os pesquisadores não souberam precisar o que provoca a inversão do papel das proteínas, mas acreditam que o estudo pode indicar caminhos para se combater o câncer.

De acordo com Thomas Spies, que comandou a pesquisa, "uma vez que o câncer se estabelece como um tumor consistente e em crescimento, ele é capaz de produzir uma vasta quantidade de proteína e fazer com que ela se espalhe na corrente sangüínea".

"Isso altera de tal forma a composição das células de defesa no corpo do paciente com câncer que a resposta do sistema imunológica é severamente prejudicada. Se for possível fazer com que o tumor deixe de produzir a proteína, isso irá criar um efeito positivo para combater tumores cancerígenos", afirma Spies.

3 Comments:

At 19:11, Anonymous Anônimo said...

olá Francisco preciso que me ajudes sobre este caso, pois o meu marido tem o mesmo...com apenas 40 anos, ajuda-me se puderes, responde-me por favor, Obrigado

naizaale@hotmail.com

 
At 19:36, Anonymous Anônimo said...

ola sou mais uma na rota do assasino gostaria k me ajudase

 
At 20:25, Anonymous Anônimo said...

Ontem eu descobri que minha mãe tem glioblastoma multiforme, um câncer do grau IV assusta qualquer pessoa, principalmente quando as persecitivas são as piores possíveis.Mas existe um Deus capaz de realizar todas as coisas, até as aparentemente impossíveis.Há coisas na vida que não podemos mudar, nos cabe aceitar,rezar, confiar em Deus, confiar em si mesmo e lutar, batalhar.Viver cada dia mais feliz, e um dia de cada vez.Não pensar no amanhã, no que pode acontecer, mas no hoje que é uma dádiva de Deus.Quantos a pequena expectativa de vida dessa doença eu digo: qualquer um por mais saudável que seja pode morrer a qualquer hora, sem que escolham hora ou lugar.As pessoas que passam por essa dificuldade devem pensar assim tb, que a vida é um mistério, e pensar na morte é como antecipar sofrimentos que não nos cabem saber a possível concretização.Confiem, assim como eu.Não é fácil, dói e tenho sofrido muito.Mas se entregar, sofrer, se revoltar, não vai ajudar em nada, nem mudar a realidade.Enfrentemos então com coragem, força, alegria e muita ESPERANÇA.Deus pode tudo!
Sou Nathália, meu e-mail é lilithcp@hotmail.com.E ficaria muito feliz em poder compartilhar experiência com pessoas que passam por isso.

 

Postar um comentário

<< Home

Health 
Blog Top Sites Blog Directory