17.12.05

O sucesso sempre relativo em cirurgias para extração de tumores cerebrais.

Embora, como já firmado em mensagem anterior, graças à destreza do cirurgião, podemos considerar que a cirurgia foi um sucesso, como veremos agora esse sucesso é sempre relativo.

Quando uma cirurgia para retirada de um tumor em outra parte do corpo é realizada, o cirurgião retira também os tecidos saudáveis em uma área em torno do tumor, isto é chamado de "Criar uma margem de segurança". A razão por que esse procedimento é feito é simples. Apesar de, em geral, o tumor ser facilmente identificável, ele está em crescimento e muitas células que já possuem características neoplásicas estão infiltradas nas áreas adjacentes ao tumor. Assim, retirando essas áreas, o cirurgião aumenta as chances de que o tumor não volte a crescer, crescimento esse que é chamado de recidiva. para exemplificar, podemos dizer a que, se um paciente tem um tumor com um 2 cm de diâmetro na coxa, o cirurgião retirará uma área de três ou 4 cm.

No cérebro é diferente...
O cérebro é composto, pode-se dizer, de material nobre. Pequenas áreas do cérebro quando lesadas podem causar grande estrago na qualidade de vida ou na perspectiva de sobrevivência do paciente. Por estas duas razões, em uma operação para a retirada de um tumor no cérebro o cirurgião é obrigado a trabalhar com uma margem de segurança mínima. Traduzindo, isso quer dizer que ele deverá retirar somente o material tumoral. Sendo obrigado a agir desta forma, por mais hábil que o cirurgião seja sempre restarão grande número de células tumorais. Para se ter uma idéia, supondo que durante a cirurgia 99% do tumor seja retirado, ainda é bastante provável que as células tumorais remanescentes sejam mais de um bilhão. Vimos no laudo do laboratório de patologia o seguinte: "CONCLUSÃO: TUMOR CEREBRAL:- GLlOBLASTOMA MULTIFORME, COM EX­PRESSÃO POR GFAP E ALTA ATIVIDADE PROLlFERATIVA”. Se juntarmos esta informação que destaca Alta Atividade Proliferativa das células existentes no material tumoral com o fato de que é possível que tenha restado bilhões de células após a cirurgia a conclusão é óbvia: há enorme probabilidade do tumor voltar.

O que torna um glioblastoma multiforme um tumor extremamente letal é a junção da dificuldade técnica existente na cirurgia como a alta atividade proliferativa das células e com o fato de que os medicamentos quimioterápicos aplicáveis serem poucos e de baixa eficácia.

6 Comments:

At 01:05, Anonymous Anônimo said...

OLA,
quero dizer que estou na luta contra um tu cerebral ha 8 anos . Ja fiz 5 cirurgias, sendo 2 radiocirurgias e 3 cirurgias convencionais . Fiz 1 mes de radioterapia e 3 sessoes quimioterapia que durou 1 ano cada. Meu tumor cerebral e oligodendroglioma anaplasico grau lll .Estou com 28 anos ,nao sei se me resta muito tempo de vida ,ja nao tenho esperanca ,estou fraca . agora surgiu um novo problema ,tenho que tomar temodal ,mas o plano de saude nao cobre. Quais sao as primeiros providencias que devo tomar. Por favor me deem uma luz

desde ja agradeco

 
At 15:56, Anonymous Anônimo said...

oi prara todos,eu precioso saber algo sobreoligodendroglioma anaplasico se alguem poder me imformar fico grata..meu email é martavargas@tknet.com.br

 
At 13:16, Anonymous Anônimo said...

Oi pessoal. Se o Sr moderador me permitir, gostaria de postar aqui para vocês o caso de minha prima. Ela teve tumor cerebral enorme, aos 16 anos. Foi operada, com sucesso, mas aos 19 novo tumor foi diagnosticado. Somos Cristãos, e cremos que DEUS ainda opera nos dias de hoje. Ela passou a orar a Deus e pedir a solução desse problema, pois não aceitava a recidiva. Novos exames foram realizados, e ela hoje está com 30 anos, completamente saudável. Escrevi isto para dizer a algumas pessoas aqui que estão tristes e sem forças para lutar contra a doença que considerem DEUS. A gene às vezes firma demais os pés no chão, e esquece de olhar para cima. Ele está vendo seu sofrimento, e te AMA. Converse com ele quando tudo o mais não der certo. Obrigado. PS: Meu sogro está agora mesmo internado com dois tumores no cerebro, mas estamos tranquilos. Deus faz a diferença.

 
At 18:20, Anonymous Anônimo said...

Tenho uma irmã que tem tumor meningero o medico diz que nõ á possibilidade de operação sera verdade onde é que eu poderei me deslocvar para saber algo mais

 
At 14:41, Anonymous Anônimo said...

oi sou a sonia e queria vos contar um pouco da minha triste vida á 5 anos atras estava sentada na sala da minha mae quando toca o telefone era o meu irmao paulo entre lagrimas e gritos dizia :O RUI MORREU CAIU DUM 9 ANDAR TEVE MORTE IMEDIATA VENHAM JÁ PRA CÁ: o meu querido irmao rui tinha morrido! nesse momento o mundo pra mim ruiu pois é precisso muito tempo para esquecer a dor de perder um irmao á 3 meses foi me diagnosticado um tumor cerebral intraventricular em agosto 2007 uma semana depois do meu irmao paulo falecer com um tumor cerebral maligno ele deu entrada no hospital de santa maria em novembro 2006 por ter acordado com o lado esquerdo do corpo paralizado um mes depois foi operado tiraram lhe 99% do tumor. estive sempre ao lado dele mas infelizmente no dia 25 de julho 2007 quando ia a caminho do hospital para estar com o meu querido irmao recebo um telefonema pois era do hospital disseram lamentamos mas o seu irmao acaba de falecer.senti uma dor no peito que nao dá para explicar. a vida nao é nada! por isso vamos tentar ser felizes enquanto cá andamos um beijo grande para todos...

 
At 20:45, Anonymous Anônimo said...

qual e o nome do medico que faz esse tipo de cilugia qual o tele fone e onde eu posso achalo fone e contato 3184639830 preciso disso urgente.....

 

Postar um comentário

<< Home

Health 
Blog Top Sites Blog Directory