5.1.06

Melatonina

Melatonina

(Inclui-se na classe das substâncias com eficácia cientificamente comprovada no tratamento de tumores e cânceres.)

 

Esta substância é um hormônio que ocorre naturalmente no organismo humano. Ela é produzida pela glândula pineal (que fica localizada no cérebro) e sua função original é regular o ciclo diário do corpo, chamado de ciclo circadiano. Em outros países (EUA e Europa), a melatonina sintetizada em laboratórios tem sido utilizada com muita freqüência para o tratamento de insônia e é vendida como suplemento alimentar em farmácias e supermercados, sendo possível obtê-la a preço baixo e em várias dosagens de apresentação. Infelizmente, no Brasil sua comercialização é proibida e para consegui-la você deverá pedir que alguém te mande do exterior ou comprar de um contrabandista. Nesta segunda hipótese, que eu tenho utilizado, é possível comprar melatonina da marca Optimun de 3 mg em frascos de 100 comprimidos por cerca de 50 reais. Nos EUA este mesmo produto pode ser encontrado por 1,95 dólares, ou seja, menos de cinco reais.

 

Mas porque a melatonina está sendo citada aqui como um suplemento para tratamento de câncer e tumores no cérebro? Porque existem fortes evidências científicas que comprovam sua grande utilidade.

 

Suas funções no tratamento:

§       Tem capacidade fortalecer o sistema imunológico, sendo que acredita-se que  ela provoca um aumento da atividade das células, conhecidas como linfócito T, que são  células de defesa do organismo contra agentes estranhos.;

§       Recentemente também foi demonstrado que a melatonina pode inibir a angiogênese, veja a referência bibliográfica número 1 (no fim do post) e veja no post anterior a importância da inibição da angiogênese.

§       É possível que ela tenha efeitos citotóxicos diretos sobre alguns tipos de células cancerosas e tumorais, notavelmente sobre células de melanoma.;

§       A melatonina não possui, ela mesma, efeitos tóxicos conhecidos ou efeitos colaterais;

§       Uma pesquisa realizada na Itália com um pequeno número de portadores de tumores cerebrais foi feita nos seguintes moldes. Os pacientes foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo foi operado e recebeu radioterapia e o segundo grupo, além da cirurgia e radioterapia, recebeu 20 mg por dia de melatonina durante a radioterapia e continuou a tomar melatonina posteriormente. O Resultado: o número de sobreviventes após um ano da cirurgia foi 585% maior no grupo que usou melatonina; (ver 2)

§       Outros estudos comprovaram os o efeito complementar da melatonina e outros ainda estão em andamento. Vários envolvem cânceres em outras partes do corpo.

§       Observou-se que o uso de melatonina diminui os efeitos colaterais de alguns tipos de quimioterapia, especialmente no que diz respeito à contagem sanguínea. (ver 3)

§       Um grande estudo envolvendo 250 pacientes com diversos tipos de cânceres metatastático avançados também dividiu os paciente em dois grupos, um recebia a quimioterapia e ou outro recebia quimioterapia mais 20 mg de melatonina por dia. Os resultados são os seguintes: (a) no grupo que recebeu a melatonina  o número de regressões dos tumores foi 125% maior que no grupo de usou somente a quimioterapia; (b) no grupo da melatonina houve 6 regressões completas enquanto no outro grupo não houve nenhuma; (c) o numero de sobreviventes por mais de um ano foi 120% maior nos pacientes que usaram melatonina. (ver 4)

 

Essas informações deixam poucas dúvidas sobre os aspectos benéficos do uso da melatonina, ela não só incrementa a eficácia da quimioterapia como também reduz sua toxidade. Os efeitos da melatonina são robustos e da maior significância clínica.

 

Sendo tão boa, porque não é comercializada no Brasil e porque não se tem notícia dos benefícios? Acontece que a melatonina é uma substância natural e portanto não pode ser patenteada. Se não pode ser patenteada ela pode ser produzida por muitos laboratórios e isto faz com que seu preço caia. Obviamente, os grandes laboratórios não tem interesses em substâncias deste tipo, porque podem cobrar valores absurdos por medicamentos patenteados, desta forma não existe nenhum tipo de divulgação séria de substâncias naturais com evidências de eficácia cientificamente demonstrada. Quanto a não ser vendida no Brasil, procurei bastante a razão mas não encontrei. Só sei que existe uma proibição por parte da ANVISA (agência que fiscaliza a vigilância sanitária) e, ademais, nós sabemos que nem tudo funciona como deveria por aqui.

 

Curiosamente os efeitos benéficos do uso da melatonina para tratamento de tumores e cânceres são ignorados não só aqui no Brasil. Os oncologistas americanos também a tem ignorado largamente. Haveria alguma razão econômica por traz disso?

 

 

Referências Bibliográficas:

 

1.     Lissoni, P., et al. Anti-angiogenic activity of melatonin in advanced cancer patients. Neuroendocrinology Letters, , 2001, Vol. 22, 45-47

2.     Lissoni, P., et al. Increased survival time in brain glioblastomas by a radioneuroendocrine strategy with radiotherapy plus melatonin compared to radiotherapy alone. Oncology, 1996, Vol. 53, pp. 43-46

3.     Lissoni, P., et al. Randomized study with the pineal hormone melatonin versus supportive care alone in advanced non-small cell lung cancer resistant to a first-line chemotherapy containing cisplatin. Oncology, 1992, Vol. 49, pp. 336-339

4.     Lissoni, P., et al. Decreased toxicity and increased efficacy of cancer chemotherapy using the pineal hormone melatonin in metastatic solid tumor patients with poor clinical status. European Journal of Cancer, 1999, Vol. 35, pp. 1688-1692

5.     Lissoni, P. et al. Five year survival in metastatic non-small cell lung cancer patients treated with chemotherapy alone or chemotherapy and melatonin: a randomized trial. Journal of Pineal Research, 2003, Vol. 35, 12-15

 

 

8 Comments:

At 13:12, Anonymous Anônimo said...

Olá E.M.G,
Tenho postado algumas perguntas em seu site, como disse em outro tópico minha esposa de 29 anos esta com um astrocitoma grau III recidivado ( Já havia operado em 1998 de um grau II + Radioterapia), estamos no momento tratando com TEMODAL, como complemento estamos administrando Cogumelo do Sol e também 600mg de Unha-de-gato, destes dois complementos existem vários estudos que melhora o sistema imunológico do paciente. Fiquei muito interessado em relação ao LICOPENO e a MILATONINA, o suco que seu pai toma é feiot em casa ou aqueles vendidos em supermercados serve, 300ml diarios é satisfatório ?, em relação a Melatonina, qual a dosagem que seu pai esta tomando ?, achei um site que vende o da mesma marca (Optimun) com 100 capsulas de 3mg. Ela pode tomar direto ou tem que fazer alguma pausa durante a quimioterapia ? Novamente venho a dizer que seu site me traz muito novos conhecimentos e não tenho medo de esperimentar tratamentos não convencionais, pois os médicos deram no máximo 10 meses de vida para ela, Tenho confiado a cura em DEUS e vou tentar todos os métos alternativos também, claro não deixando os metódos convencionas.
A minha esposa foi operada em 08/03 deste ano e fizemos um ciclo de TEMODAL, ela esta passando relativamente bem, um pouco confusa mas não teve nenhum efeito colateral ainda em relação a quimio, somente no primeiro dia ela vomitou muito, o médico administrou o Nausedron 1 hora antes do TEMODAL e as nauseas não voltaram mais.
Um abraço, e melhoras para o seu pai.

 
At 18:11, Anonymous Anônimo said...

Miguel, seu blog foi uma luz para nós...Descobrimos que nossa mãe tb. possui esse tumor do qual seu pai tb. foi acometido e, acredito que como vc. parece que o mundo inteiro desmoronou sobre nossas cabeças...Depois de muito chorar, e ainda continuar chorando, minha irmã, que parece ter herdado a raça e a força de minha mãe, resolveu procurar outros tratamentos, pois tudo é muito recente, minha mãe foi submetida a cirurgia no dia 3/2/07. Até o momento ela está se recuperando bem da cirurgia, o médico disse que correu tudo bem, mas que o caso é muito grave, e de acordo com as estatísticas...Mas temos muita fé em Deus , minha mãe tem uma vontade incrivel de viver e estamos tentando de tudo para que ela fique bem. Será que vc. poderia nos fornecer o end. de como conseguir o álcool perílico?
Obrigada por sua atenção e que Deus abençoe vc e todos os seus familiares. Um grande abraço, Valéria

 
At 18:07, Anonymous Anônimo said...

Olá

Cai aqui de paraquedas, procurando sobre a razao da proibição da melatonina. o meu pai tem cancro de pulmao e metastases no cerebro. e vou consultar um medico que faz urinoterapia no Porto, Portugal. que diz que o prognóstico utilizando a urinoterapia, é melhor em tumores cerebrais primários do que em metastases.
Sei que vai contra tudo o que ja ouviram. mas achei que nao poderia deixar de referir mais uma possibilidade a ser explorada. ainda por cima, com tao bom prognostico!
espero que tudo vos corra bem, e que nunca deixem de lutar!
Sara Pinto Cardoso

 
At 09:44, Anonymous Anônimo said...

Bom dia! cheguei a esta pagina procurando informacoes a respeito da melatonina, "medicamento" que estou tomando. Voce comenta comprar por cerca de R$50,00 e so consegui comprar por R$120,00. Como consegue nesse preco? Grato - Carlos Daniel - cdam1001@gmail.com

 
At 22:47, Blogger Unknown said...

Tenho um Ca de mama e há 10 anos faço uso de melatonina.Fiquei preocupada por usar há tanto tempo e pesquisando sinto que não há problema mas fico confusa por se tratar de hormônio,será que devo usar mesmo?
Uso 9 mg por noite é o que me faz dormir e acordar refeita.Peço que me ajudem.
niviaquadros@hotmail.com

 
At 06:18, Anonymous Anônimo said...

Bom dia! por gentileza lendo seu blog me interesso em adquirir melatonina,complementar o tratamento de minha mãe (GBM)
Como vc compra?
vc tem algum site de importação de confiança que possa me indicar?
muito obrigada por toda ajuda!

 
At 06:23, Anonymous Anônimo said...

Prezado Miguel; por gentileza poderia nos fornecer o end. de como conseguir o álcool perílico?
no caso o e-mail ou telefone do
Dr. Clóvis da universidade Fluminense?
Obrigada por sua atenção e que Deus abençoe vc e todos os seus familiares. Um grande abraço,
Débora Portugal.

 
At 06:31, Anonymous Anônimo said...

Prezado Miguel; vc poderia por gentileza me dizer como consigo o
temodal? tenho que entrar com uma ação/liminar contra o convênio ou contra o Estado? minha mãe
começou a radioterapia agora há 15 dias, e temos que usar o Temodal, mas até agora não conseguimos gratúito, pois não temos condições de comprá-lo...
pode me dar uma ajuda?
Obrigada!
Débora
debora.portugal@terra.com.br

Vc já ouviu falar em radiocirurgia?
no caso do GBM, vc já soube se há indicação para esses casos?
agradeço novamente e aguardo.
Debora.

 

Postar um comentário

<< Home

Health 
Blog Top Sites Blog Directory